Tudo o que você precisa saber antes da sua primeira viagem aos EUA

Planejar as férias em família sempre é sinônimo de empolgação e, claro, de muita expectativa, especialmente quando se pretende fazer a primeira viagem aos EUA e conhecer mais da cultura, da história e da gastronomia local.

Contudo, o período que antecede o momento de embarcar costuma ser repleto de dúvidas naturais que envolvem desde a documentação e o câmbio do dinheiro americano até mesmo o momento de fazer compras no destino escolhido por você e seus filhos.

Por essa razão, reunimos algumas dicas importantes que você precisa saber para garantir uma viagem tranquila e repleta de boas experiências. Confira!

Passaporte e visto para a primeira viagem aos EUA

Antes da sua primeira viagem aos EUA, é comum ter alguns questionamentos sobre como proceder quanto aos documentos necessários não apenas para sair do Brasil, mas principalmente para passar pela imigração norte-americana.

Entre os principais estão o passaporte e o visto, que devem estar sob sua posse no momento de embarcar. O primeiro é feito por meio da Polícia Federal em duas etapas: a online, com o preenchimento dos seus dados e geração de GRU, e a presencial, quando você comparece ao posto mais próximo para dar entrada no documento.

Já o visto é obtido por meio do preenchimento do formulário DS-160, no qual você informará seus dados pessoais, motivo da viagem e outras informações relevantes. Uma vez finalizado, é preciso pagar a taxa MRV e depois é só agendar a coleta de impressões digitais e a sua entrevista no consulado norte-americano do Rio de Janeiro, Brasília, Recife ou São Paulo.

Seguro de viagem

Assim como o passaporte e o visto, muita gente se pergunta se é obrigatório fazer um seguro de viagem internacional para os EUA assim como ocorre quando o destino da viagem são países europeus como a França, a Alemanha ou a Espanha, e a resposta é não.

Esta exigência só ocorre em nações que fazem parte do Tratado de Shegen, como as citadas acima. Porém, ao tirar férias com a família, é fundamental não abrir mão da segurança e do bem-estar de todos, principalmente das crianças.

Isso porque imprevistos sempre podem acontecer, como o extravio da mala, cancelamento de voo ou mesmo alguém adoecer e precisar de assistência médica e, com a cobertura de um seguro, é possível evitar transtornos maiores que possam prejudicar ou mesmo interromper a sua viagem.

Hospedagem

Quando você planeja sua viagem de férias, geralmente procura como opção de hospedagem os hotéis, não é mesmo? Justamente por isso, temos uma dica sobre esse assunto: opte por uma casa de férias.

Ao contrário do que você possa imaginar, essa alternativa não é vantajosa apenas por preços mais atrativos, pela privacidade, espaço extra ou comodidade durante o período em que você conhece uma cidade cheia de atrativos como Orlando.

Ela também traz como benefício a oportunidade de você e sua família vivenciarem a rotina de um estadunidense por completo, desde o momento das refeições até a socialização com nativos e outros turistas.

Fuso horário

Ao escolher o destino da sua viagem, é importante que você fique atento a localização dele dentro dos Estados Unidos, afinal, o país conta com não apenas um, mas quatro fusos horários diferentes por conta da sua longa extensão territorial.

Por exemplo, enquanto em Los Angeles são 06h, em Phoenix são 07h, em Austin são 08h e em Orlando são 09h. Ao checar o horário, você pode evitar ou, pelo menos, minimizar os efeitos do famoso jet lag ao se antecipar e tentar se adaptar ao horário local da cidade que será visitada dias ou mesmo momentos antes de embarcar.

Além disso, compreender o fuso de cada região pode lhe ser bastante útil caso você deseje entrar em contato com familiares e amigos no Brasil para contar novidades e compartilhar suas experiências sem importuná-los por ser cedo ou tarde demais.

Câmbio da moeda

A próxima dica envolve a moeda norte-americana: o dólar. Isso porque será necessário adquiri-lo, mesmo que em pouca quantidade, pois nem sempre será possível efetuar suas compras e pagamentos com o uso de cartão de crédito ou débito.

Mas, para isso, é preciso acompanhar com antecedência a variação e, principalmente, a taxa de câmbio da moeda ao longo dos dias ou semanas para garantir que a aquisição dela ocorra quando o seu valor estiver mais baixo. Nesse processo, encontrar uma casa de câmbio séria e com histórico de atuação no mercado será essencial para evitar possíveis problemas como notas falsas ou golpes.

Clima

Outra dica importante para a sua primeira viagem aos EUA é pesquisar o clima de cada cidade que deseja visitar pois, como já dissemos, o país conta com diversas regiões e cada uma delas possui um clima distinto. Um exemplo disso está na costa leste, no sul da Flórida, onde o clima é tropical e similar ao que temos ao longo do ano em solo nacional.

Além disso, é claro, fique atento ao período do ano em que viajará. Isso porque, por estar localizado no hemisfério norte, os Estados Unidos estão sempre na estação oposta à do Brasil. Se aqui é verão, lá é inverno e assim sucessivamente. Dessa forma, você se programa de maneira mais otimizada não apenas para seus passeios, mas também quanto ao que você levará em sua bagagem para lidar com o clima.

Compras

Por fim, não podíamos deixar de citar as compras, uma das atividades preferidas de quem visita os Estados Unidos pelos preços atrativos e grande variedade de marcas.

Uma das razões para isso é que, ao entrar em uma loja e ver um produto exposto na vitrine, não se deixe enganar: o valor apresentado junto ao produto não é o custo final dele. Isso porque é de praxe que o comércio mostre os preços das mercadorias sem o imposto, que só é cobrado no ato do pagamento e pode chegar a até 9,45%.

Mas essa não é a única diferença a qual você deve estar atento, pois ao comprar peças de vestuário e calçado é importante saber qual a sua numeração na tabela de medidas norte-americana, que é bem diferente da que temos no Brasil.

Por exemplo, os tamanhos PP, P, M, G e GG se transformam em, respectivamente, XS, S, M, L e XL. Já para sapatos, tênis, botas e calçados em geral, os números variam de 5 (33) a 9 (39) para mulheres, de k10 (26) a 7 (38) para crianças e de 7,5 (38) a 15 (48) para os homens.

Seguindo as dicas que listamos ao longo deste post, sua primeira viagem aos EUA será exatamente como você e sua família planejaram: repleta de bons momentos, experiências únicas e muita tranquilidade. Por isso, use-as ao seu favor para garantir as férias perfeitas!

Agora que você está a par das nossas sugestões, não deixe de nos seguir também no Facebook e no Instagram para outros conteúdos exclusivos sobre viagens e os Estados Unidos!

Comentários

comments

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *