5 dicas para montar um roteiro de viagem personalizado

As tão esperadas e necessitadas férias em família estão chegando! E com elas vem uma etapa fundamental para o sucesso da experiência de viagem: o planejamento!

É normal sentirmos vontade de fugir dessa responsabilidade, afinal, são inúmeros os detalhes a serem pensados quando se quer montar um roteiro de viagem: escolha do destino, tempo de permanência, meios de transporte a serem usados, atrativos a serem visitados, hospedagem, enfim, são muitas etapas.

Para que a família toda se divirta, otimize o tempo o máximo possível e faça memórias incríveis de cada etapa da viagem, é necessário um bom roteiro personalizado. Confira agora nossas 5 dicas sobre o assunto!

1. Pense bastante para escolher o destino

Esta é, obviamente, a etapa mais importante do processo. Afinal, a localidade será sua casa por alguns dias e você deverá se sentir atraído pelo que ela oferece: os passeios, o clima, o estilo de vida, a qualidade dos serviços, etc.

Por isso, realize esse passo com bastante antecedência. Peça para que todos na família comecem a pensar no destino das próximas férias, mesmo que elas não aconteçam tão cedo. Se existem muitos destinos diferentes na pauta, organizem-se para alternar. Não tenha pressa nessa tomada de decisão!

2. Pesquise muito sobre o destino

Escolheu o local? Ótimo! Agora é hora de “escavar” a internet e outras fontes de consulta atrás de informações sobre o destino, como guias de turismo impressos, jornais, revistas e até mesmo amigos ou conhecidos que já tenham viajado para o lugar.

Quais tipos de atrações vocês vão visitar: históricas, culturais, naturais, compras, entretenimento? Todas elas? Quais são os melhores hotéis da cidade em termos de custo-benefício (ou seja, valores, localização, serviços que eles oferecem)? Qual a forma mais prática e segura de se locomover no local: aluguel de carro? Transporte público? Táxi?

A resposta para todas estas perguntas garantirá a segurança e tranquilidade de sua família durante a viagem.

3. Reúna as informações e prepare seu roteiro

Agora que você já escolheu o destino, já sabe o que vai visitar nele, onde vai ficar e como se locomover, que tal preparar seu roteiro personalizado?

Faça um organograma dos dias de permanência no lugar, sem contar o dia de chegada e de saída (normalmente, esses dias não são muito proveitosos em termos de passeio).

Agora, separe as atrações e programações a serem feitas pelo quesito de proximidade uma com a outra. Isso ajudará muito a otimizar o tempo para aproveitar o máximo de programas possível! Não se esqueça, claro, de deixar um espaço nessa agenda para as refeições, e já comece a pesquisar sobre os melhores restaurantes nas regiões visitadas.

4. Compre ingressos com antecedência

Da mesma forma que, ao planejar uma viagem, a primeira coisa que pensamos em fazer é reservar os voos e a hospedagem, é recomendado também, no planejamento de um roteiro, a compra antecipada dos ingressos dos passeios.

Isso vale para museus, parques de diversões, shows musicais, peças de teatro e tudo mais, pois evitará frustrações! Mas, atenção: só faça essa etapa quando o roteiro já estiver bem preparado.

5. Conte com uma ajuda especializada

Talvez você ainda esteja pensando que é muito trabalhoso montar um roteiro de viagem e que será difícil encontrar tempo para fazer tudo isso. E, de fato, é uma tarefa minuciosa que exige certo tempo, atenção e, de preferência, conhecimento do assunto.

Por isso, conte com a ajuda de empresas de viagem para preparar a sua! Tudo o que você precisará fazer é falar com um consultor, expor suas ideias, sonhos e vontades, e o profissional se encarregará de fazê-lo acontecer.

Uma empresa especializada oferece a experiência e conhecimento de um profissional que está acostumado a lidar com todas as etapas que citamos, além de estar preparado para atender cada gosto e preferência.

Se você gostou das nossas 5 dicas para montar um roteiro de viagem personalizado, entre em contato com a Férias Azul Travel que lhe ajudaremos a realizar o sonho de sua próxima viagem!

Comentários

comments

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *