Checklist: você sabe qual a documentação para viajar para os EUA?

Se você não vê a hora de embarcar com a sua família para os Estados Unidos, uma das primeiras coisas a se fazer é organizar a documentação para viajar, juntando tudo o que é necessário para ingressar no país.

Com fronteiras rigorosas, o país exige do viajante uma série de documentos para transitar livremente em território americano. Portanto, com organização e planejamento, é possível desfrutar de todo entretenimento que a terra do Tio Sam tem a oferecer sem sustos!

Para que tudo corra bem e você e seus acompanhantes passem sem problemas pela imigração, confira, a seguir, o que é imprescindível em termos de documentação para que você viaje seguro!

Passaporte válido

É preciso, antes de tudo, que você e sua família estejam com o passaporte dentro do prazo de validade a fim de poder viajar para outros países sem problemas.

Emitido pela Polícia Federal, o documento será a sua “identidade” quando estiver fora do Brasil em países que não pertencem ao Mercosul. Então, é de extrema importância que ele esteja regularizado.

Ao chegar ao aeroporto americano, este será o primeiro documento solicitado pelos agentes da imigração. Portanto, tenha-o em mãos, junto aos demais documentos.

Para os Estados Unidos, em especial, há a exigência de que o passaporte tenha validade mínima de seis meses. Sendo assim, fique atento a este detalhe caso o seu passaporte esteja perto do vencimento.

Depois de entrar no país, procure levá-lo consigo em um compartimento seguro, como uma pochete ou qualquer outro lugar que você tenha certeza de que não vai extraviar ou esquecer.

Visto americano

Este quesito, assim como o passaporte, é essencial para que você possa entrar nos Estados Unidos. Sem ele, você será impedido de entrar no país ainda na imigração.

O visto é emitido no Brasil, por meio dos consulados americanos. É como se fosse uma autorização formal que permite a você entrar nos Estados Unidos legalmente.

De posse do passaporte, você poderá solicitar o visto americano, primeiramente, preenchendo os dados pela internet, no site do governo americano.

Em seguida, a imigração o chamará para uma entrevista presencial, na qual você será inquirido a responder algumas perguntas.

Este é um dos momentos mais tensos da solicitação, pois você estará frente a frente com um agente designado pelos Estados Unidos para fazer tais perguntas.

Procure manter a calma e responder a todas de maneira clara e objetiva.

Em seguida, você será solicitado a entregar o passaporte, que ficará em poder do consulado e retornará a você com o visto aceito ou negado.

Passagens

Se você pretende viajar, é preciso se antecipar para comprar passagens aéreas mais em conta. Afinal, à medida que o dia da viagem se aproxima, a tendência é de que os preços aumentem.

O consulado americano não recomenda que você compre as passagens antes de ter certeza de que o visto foi liberado, mas isso não impede que você realize uma pesquisa prévia ou, até mesmo, emita os bilhetes.

Seguro viagem

Este item é importante porque dará segurança para você e sua família em caso de necessidade médica emergencial em solo americano.

É uma garantia de atendimento para situações de emergência, já que o serviço médico americano costuma ser mais caro do que no Brasil. Isto é: em alguns casos, a conta pode ser um tanto salgada. Então, é melhor se precaver.

Viu como é fácil organizar a documentação para viajar? Na hora de entrar no país, tenha tudo em mãos, caso seja solicitado. Cumprida essa etapa, é hora de aproveitar!

Gostou das dicas? Então, se esta for a sua primeira viagem, você não pode deixar de ver mais indicações incríveis para a sua tranquilidade e diversão nos Estados Unidos!

Comentários

comments

Um comentário em “Checklist: você sabe qual a documentação para viajar para os EUA?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *